Cupins podem comer concreto?

Os cupins são insetos que fazem parte da ordem Blattodea e possuem nomes populares como térmitas, siriris ou aleluias.

Vivem em sociedade organizada em castas, cada qual com sua função definida.

Os principais tipos são os cupins de madeira seca, cujo ninho sempre está localizado na madeira morta, e os cupins subterrâneos, cujo ninho está instalado no solo ou em caixões perdidos de edificações

As pessoas temem mais a presença dos cupins subterrâneos do que os cupins de madeira seca e com razão, pois sua ação é muito mais agressiva, ou seja, consomem muito mais rápido as madeiras que atacam.

Às vezes só percebemos a infestação por cupim subterrâneo depois de ter danificado praticamente um armário ou um batente inteiro por trás do revestimento externo.

Mas esta agressividade também está relacionada a devorar tudo que encontra pelo caminho desde o ninho no subterrâneo até a madeira?

Os cupins comem concreto?

cupins-comem-concreto-biologica

Cupins podem comer madeira viva, morta ou raízes de plantas, mas não comem concreto.

Cupins subterrâneos frequentemente se utilizam das falhas nas estruturas de concreto de prédios e casas como caminhos para alcançar o alimento, dando a impressão que fazem os buracos no mesmo.

Suas trilhas são túneis marrons e quando passam sobre paredes, vigas e colunas aparentam estar dominando e consumindo tudo que há pela frente.

A busca real é por madeira.

A situação pode requerer mais atenção quando, durante a construção da obra, deixou-se no porão ou no alicerce madeiras usadas como moldes para o concreto.

Há maior probabilidade de atrair os cupins subterrâneos para este local e, assim, expandir-se para andares mais altos.

O que fazer quando se deparar com uma infestação pelos subterrâneos?

 

cupins-biologica-pragas

 

Quando encontrar um foco, provavelmente os cupins já terão danificado alguma estrutura de madeira afixada na alvenaria ou estará diante de túneis marrons em cantos de colunas, vigas e rodapés ou próximos a aberturas de hidráulica ou elétrica nas paredes.

Controlar os cupins subterrâneos é altamente desafiador.

Saiba que o ninho não está ali no foco visível e que o tratamento só neste ponto dificilmente resolve o problema.

O desespero pode ser grande, mas não recomendamos a aplicação de inseticida sobre os insetos, isso prejudica o tratamento correto ao se perder a oportunidade de identificar a espécie de cupim em questão bem como ao se perder um ponto acessível para instalação de isca Sentricon que levará o ninho principal à morte.

Assim que detectar cupins, busque sempre consultar uma boa empresa especializada em controle de pragas urbanas que saiba identificar a espécie e dimensionar seu ataque.

A Biológica é uma empresa com mais de 30 anos no mercado, estamos preparados para lidar com cupins de maneira correta e assertiva.

Dispomos de tratamentos por barreira química convencional e também por Sistema de Iscagem Sentricon.

Conheça mais dos nossos serviços e saiba como podemos ajudar no controle de pragas urbanas.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar