Francesinhas ou Alemãzinhas são nomes comuns para as baratas pequenas. Na verdade, seu nome científico é Blatella germanica. A característica marcante desta espécie é que não ultrapassa 2 cm de comprimento e consegue se abrigar em espaços mínimos como uma fresta entre azulejos na parede ou dentro de uma tomada.
As baratas pequenas não formam colônias como as abelhas ou os cupins mas gostam de viver juntas no mesmo abrigo. Além disso, possuem hábito noturno, sendo difícil vê-las transitando durante o dia em busca de alimento.
Por que as baratas pequenas amam as cozinhas?
As cozinhas possuem todas as condições para sobrevivência e reprodução das baratinhas, tais como:
- A temperatura que é mais elevada mesmo no inverno, sendo ideal para manter o metabolismo dos adultos e desenvolvimento dos ovos.
- A umidade comparativamente tão importante quanto a temperatura para a plenitude do metabolismo desta espécie.
- A existência de abrigo bastante próximo do alimento. De fato, toda cozinha possui locais de difícil acesso à limpeza, frestas e alta diversidade de equipamentos, além de pontos de elétrica embutidos ou não na parede.
- A disponibilidade de alimento constante, afinal, a cozinha é o local produtivo.
Prejuízos trazidos pela infestação de baratas pequenas na cozinha
A presença de baratas pequenas é indesejada em qualquer cozinha, visto que pode trazer prejuízos à saúde como as doenças gastrointestinais. Comprovadamente esses insetos são capazes de veicular em seu corpo microrganismos patogênicos como, por exemplo, Samonella, Shigella, coliformes fecais, ovos de parasitos, vírus e protozoários.
Controle de baratas pequenas na cozinha
O controle desta espécie não costuma ser fácil justamente pela característica de abrigar-se em frestas muito pequenas e em locais inacessíveis como conduítes e motor de geladeira. E é por isto que você pode e deve contar com uma empresa especializada como a Biológica para resolver essa questão. A desinsetização engloba o desalojamento e morte das baratas pequenas por meio de equipamentos e produtos próprios. Faça um orçamento sem compromisso.
O que fazer para ajudar no controle
Você ajudará bastante no controle de baratas pequenas trabalhando na redução de alimento e do abrigo na sua cozinha:
- Limpeza rigorosa de superfícies e equipamentos, removendo gordura e resíduos de alimento.
- Guardar sempre alimentos tampados
- Lavar a louça após o uso, não deixando acúmulos
- Reduzir frestas na parte de acabamento e alvenaria
- Reduzir frestas entre madeiras e madeira e parede
- Tornando as superfícies mais lisas e fáceis de lavar
- Vedação completa de sacos de lixo, de preferência armazená-lo em recipiente com tampa e bem vedado.
Conte com a experiência da Biológica Controle de Pragas Urbanas
Entre em contato, a Biológica atua há mais de 32 anos no mercado promove tratamentos eficazes e seguros. Toda nossa equipe de técnicos é capacitada pela APRAG e o serviço de desinsetização auditado e certificado conforme requisitos da norma ISO 9001:2015.