Os pombos são considerados fauna exótica, mesmo assim, são protegidos pela lei ambiental e não podem ser abatidos. Nas grandes cidades, não possuem predador natural, o que facilita muito seu aumento populacional. Estes animais encontram nas edificações humanas proteção ideal contra a chuva e fartura de alimento. Contudo, a proximidade destes animais pode trazer agravos à saúde: suas fezes podem conter fungos, bactérias e protozoários perigosos, além de transmitir ácaros e piolhos.
Os pombos são considerados fauna exótica, são protegidos pela lei ambiental e não podem ser abatidos. Nas grandes cidades, não possuem predador natural, o que facilita muito seu aumento populacional. Estes animais encontram nas edificações humanas proteção ideal contra a chuva e fartura de alimento. Contudo, a proximidade destes animais pode trazer agravos à saúde: suas fezes podem conter fungos, bactérias e protozoários perigosos, além de transmitir ácaros e piolhos.
O manejo de pombos consiste na eliminação de abrigos e áreas de pouso, além do controle de ácaros, piolhos e moscas que pode se permanecer no local após remoção dos animais.
Recomenda-se não alimentar os pombos para não estimular sua reprodução.
O manejo de pombos consiste na eliminação de abrigos e áreas de pouso, além do controle de ácaros, piolhos e moscas que podem aparecer no local após remoção dos animais.
Recomenda-se não alimentar os pombos para não estimular sua reprodução.