Escorpiões apresentam um aumento em áreas urbanas

Entre 2000 e 2017, o número de casos de vítimas dos escorpiões no estado de São Paulo passou de 2.301 para 21.237, um aumento de 923% e o número de mortes, de 13 para 143, ou seja, 1.100%. As principais vítimas envolvidas em morte são crianças e idosos. Isto é uma evidência de que este animal está adaptado à convivência próxima ao ser humano.

Algumas espécies de escorpiões viram-se deslocadas do ambiente natural de mata mas conseguiram se adaptar perfeitamente ao ambiente construído pelo homem pela abundância de abrigos ideais escuros, quentes e úmidos (bocas de lobo, rede de esgoto, córregos, construções precárias e acúmulos de todos os tipos), de alimento (abundância de baratas) e de quase nenhum predador natural.

O que mais torna a cidade agradável para essa espécie?

Além do ambiente perfeito, outros fatores também contribuíram para o sucesso dos escorpiões na cidade:

1) Percebem mais rápido a presença de inseticidas, pois possuem muitos pelos de sensibilidade espalhados pelo corpo, insetos usam as antenas e os percebem mais tardiamente.

2) Além dos pelos, escorpiões possuem outra estrutura chamada de pente que é extremamente sensível aos estímulos do ambiente. Eles fogem rapidamente na presença de determinados inseticidas.

3) Possuem resistência genética a alguns produtos.

4) Espécies como Tityus serrulatus e Tityus stigmurus podem se reproduzir por partenogênese (fêmeas adultas podem se reproduzir sem a necessidade de acasalar com um macho) o que os torna altamente prolíficos e de fácil dispersão.

O período de maior ocorrência de acidentes é no verão, mais quente e úmido, que estimula a reprodução e atividade destes animais de hábito noturno. Podem entrar em sapatos e roupas durante a noite e provocar ferroadas quando pressionados no momento de vestir-se. Por isso, em locais com presença recomendamos vistoriar e sacudir tudo antes de usar.

Na área externa, mantenha tudo limpo, livre de materiais sem uso como restos de obra e madeiras. Estes objetos funcionam como abrigos muito parecidos com aqueles encontrados na natureza.

É possível controlar escorpiões com desinsetização?

Sim, é possível controlar os escorpiões, porém, muito cuidado com a empresa que vai contratar pois se aplicado de forma incorreta, o inseticida provocará efeito irritante e desalojante. Em vez de controlar, poderá aumentar os riscos de dispersão e, mais grave, de acidentes, pois, o que estava só na área externa e rede de esgoto vêm parar dentro de casa. Não use inseticida doméstico para controle.

A Biológica está pronta para fornecer um tratamento eficaz e seguro, entre em contato para um orçamento.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Dedetização-ou-Desinsetização