Pulgas em casa

Pulgas em casa ocorrem geralmente devido à presença ou passagem de um cão ou gato que costuma ter acesso à rua ou ambiente com outros animais. Quando se detecta um ou outro parasita no animal, pode-se considerar um estágio inicial cujo controle se faz facilmente com o uso de um antipulgas. Contudo, se as pulgas não forem contidas no primeiro estágio, reproduzem-se e o problema se estabelece no ambiente. Em fases avançadas de infestação, para cada pulga encontrada no animal, existem 9 no ambiente.

A relação entre parasita e hospedeiro vem sendo estabelecida ao longo de milhares de anos: um organismo sempre se beneficia às custas de outro. A evidência mais antiga de sua existência está em um fóssil de pulga da época pré-histórica encontrado na China, provavelmente parasitava dinossauros. Certamente a forma, o tamanho e o  comportamento das pulgas foram mudando de acordo com a evolução das espécies de hospedeiros. Mas esta relação sempre convergiu para a presença de um abrigo ou ninho que fornece, além de proximidade com hospedeiro, condições de sobrevivência de formas jovens. Nos tempos de hoje, nossa casa é o abrigo…

Conhecendo o ciclo da pulga

Passam por quatro estágios de desenvolvimento: ovo, larva, pupa (casulo) e adulto. O ciclo de ovo a adulto, dependendo das condições de temperatura e umidade, pode se completar em um período de 3 a 4 semanas. Geralmente o acasalamento ocorre sobre o hospedeiro e a postura dos ovos no ambiente (nos locais de repouso dos animais ou onde eles permanecem a maior parte do tempo). Então, os ovos eclodem de 2 a 12 dias após a postura, saem as larvas, mas em temperaturas muito baixas, podem permanecer latentes por até um ano. As larvas alimentam-se de resíduos orgânicos e transformam-se em pupas de 09 a 20 dias. As pupas não se alimentam e podem atingir o estágio adulto em 10 dias. Nesta fase também podem permanecer aguardando oportunidade de sair por até um ano.

Pulgas em casa: prevenção e tratamento

Algumas atitudes podem ser tomadas no sentido de eliminar as condições que propiciam a existência das pulgas em casa:

  • Pisos de fácil higienização são recomendáveis para aqueles que querem criar cães e gatos, pois a limpeza completa e frequente retirará alimento para as larvas e locais para abrigar ovos e pupas.
  • Limpar a casa pelo menos em dias alternados, de preferência com o auxílio de aspirador de pó, evitando assim o acúmulo de poeiras e matérias orgânicas no piso, tapetes e tacos;
  • Se o piso for de tacos ou tábuas, estes devem ser calafetados, pois as fendas existentes entre eles podem constituir criadouros para pulgas;
  • Dar banho regularmente nos animais domésticos;
  • Lavagem rotineira da “cama” do animal (panos, esteiras ou similares);
  • Manter a grama sempre aparada, retirando folhas e sujeira;

Nos casos de difícil controle, ou da existência de pisos de taco com frestas, recomenda-se realizar a desinsetização no ambiente com empresa especializada. Uma empresa responsável precisa fazer todas as orientações pré-tratamento para que auxiliem no processo da desinsetização e recomendações para evitar intoxicação dos animais pois estão em constante contato com o piso que será tratado. Não aceite conviver com pulgas em casa, podem trazer doenças para todos homens e animais. O contato da Biológica você encontra aqui.

Mostrando 7.589 comentários