Existe solução para mosquito?

Os mosquitos são insetos voadores que se alimentam de sangue. Podem ser considerados os animais que mais matam do mundo: não pelo fato de levarem embora o sangue das suas vítimas, mas porque nesse processo, transmitem doenças como Dengue, Chikungunya, Febre Amarela, Zika, Filariose, Malária, Leishmaniose, entre outras. Só a Malária mata todo ano mais de 400 mil pessoas (fonte: OMS). A busca pela solução para mosquito é incessante pelo agravo que traz.

Diversas espécies de mosquitos possuem importância médica como Culex, AnophelesAedes aegypti, Haemagogus e Lutzomyia longipalpis.

Solução para mosquito n°1: Manejo Integrado

A grande questão é que a solução para mosquitos reside em ações individuais e também coletivas. Mencionamos aqui o imprescindível Manejo Integrado para controle: atuando tanto em medidas preventivas e corretivas ambientais quanto em controle químico.

Sabendo-se que todo mosquito requer coleção de água para postura de ovos e desenvolvimento da larva, nos ambientes urbanizados, como medidas preventivas e corretivas estratégicas, por exemplo, devem ser adotadas rotinas de limpeza de calhas, vedação de reservatórios de água, tratamento de piscinas, enfim, eliminação de qualquer objeto que acumule água.

Solução para mosquito n°2: Evitar picadura

Evitar a picadura do mosquito por meio de telas nas janelas/ portas e do uso de repelentes ajuda a afastar a transmissão de doenças mas tem resultado paliativo já que não afeta o controle populacional.

Solução para mosquito n°3: O controle químico pela desinsetização e nebulização espacial

Pensando em controle químico de mosquitos adultos, a desinsetização revela-se ainda como bom recurso a ser utilizado na solução para mosquitos. Para desinsetização, o ambiente edificado é tratado com pulverização de inseticida de efeito residual, externa e internamente. Empresas especializadas em controle de pragas possuem autorização de uso deste tipo de produto, são diferentes dos sprays que vendem no supermercado. Consulte um orçamento conosco.

Nebulização espacial (fumacê) resolve? A resposta é sim se realizado de forma sequencial. Por exemplo, em aplicações com frequência semanal por período de um mês. Desta forma, a população de voadores adultos circulantes diminui, reduzindo o potencial reprodutivo da espécie.

Em caso de epidemias de doenças veiculadas por mosquito, as agências de saúde governamentais operam desde o controle de criadouros larvários até executando o fumacê. Além disto, está sendo adotado no país a técnica do inseto estéril para controle de Aedes aegypt.

A solução para mosquitos deve ser entendida como um problema a ser resolvido por cada um antes que as doenças cheguem em nível epidêmico. Em primeiro lugar, cada cidadão adotando medidas preventivas/ corretivas ambientais na frequência semanal na casa ou na empresa, e em segundo lugar, a proteção dos ambientes edificados por meio das desinsetizações e nebulizações.

Conte com a experiência da Biológica Controle de Pragas Urbanas

Entre em contato, a Biológica atua há mais de 32 anos no mercado promove tratamentos eficazes e seguros. Toda nossa equipe de técnicos é capacitada pela APRAG e o serviço de desinsetização auditado e certificado conforme requisitos da norma ISO 9001:2015.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar